Pudim de Pão Simples

pudim de pao simples
Desde os tempos antigos, o pão ocupa uma posição especial na culinária como um prato indispensável em muitas casas ao redor do mundo. Com o tempo, as pessoas optaram por acreditar que o pão nos engorda, e não devemos comer pão enquanto fazemos dieta. No entanto, listamos abaixo os benefícios do pão para sua saúde. O pão tem uma longa história como fonte de alimento nutritivo. Como a comida preparada mais antiga conhecida, não é surpresa que os benefícios do pão sejam muitos. A nutrição embalada nesses grãos é parte essencial de uma dieta saudável. O consumo regular de pão prolonga a vida e pode proteger nosso corpo de doenças comuns. As pessoas comem pão há séculos. A origem do pão pode estar intimamente ligada ao início da agricultura na área do Crescente Fértil. Os grãos foram triturados e misturados com água para formar mingau. Então, o mingau foi cozido em pedras quentes em pães planos primitivos. O mingau foi então exposto a leveduras naturais e microflora e fermentado antes do cozimento. Três tipos de pão podem ser encontrados primeiros pães: pão multigrãos, pão de centeio e pão de frutas.

Benefícios de ingerir pão

O Departamento de Nutrição e Bromatologia da Faculdade de Farmácia da Universidade de Barcelona, Espanha, conduziu um estudo que mostra que as pessoas que comem pão regularmente apresentam níveis mais baixos de mau colesterol e altos níveis de bom colesterol, levando a uma melhor saúde cardiovascular. De acordo com a dieta mediterrânea, uma dieta muito completa, o pão deve ser consumido diariamente. A Organização Mundial da Saúde considera que a ingestão média ideal é de 250 gramas de pão por dia. De fato, o pão em si não é o problema; você precisa considerar o que coloca dentro do pão. Não devemos parar de comer pão, mas devemos ter muito cuidado com o que colocamos dentro dele. Escolha algo com pouca gordura, como peito de peru, ovos (embora não sejam fritos), ricota ou queijo cottage, geléia leve ou creme de queijo. Diga não à manteiga, queijo gordo, mortadela. Outra fica também é evitar comer o pão junto com as suas refeições, porque isso apenas aumentaria as calorias de refeições principais. O pão saudável ajuda a prevenir doenças cardíacas, prisão de ventre e hemorróidas, diminuir os níveis de açúcar no sangue e nos fazer sentir mais cheios, o que é ótimo quando estamos em uma dieta; temos também o pão de centeio, que é saudável e cheio de ferro e vitamina B; e pão de aveia, que ajuda a reduzir o risco de colesterol e favorece a digestão.

Ingredientes do pudim de pão

  • Uma lata cheia de leite condensado
  • Uma caixa cheia de creme de leite
  • Uma medida da lata de leite condensado de leite integral
  • Três pães franceses bem fatiados, pode ser pão amanhecido
  • Quatro ovos inteiros
  • Duas xícaras cheias de açúcar (para a calda)
  • Uma xícara cheia de água (para a calda)

Modo de preparo

A primeira coisa que você deve saber é que todo pudim deve ser iniciado pela calda. Então, começando por essa etapa, você precisará derreter todo o açúcar em uma panela até ela ficar com aspecto ambar. Quando isso acontecer, acrescente a água e deixe que o açúcar endurecido dilua. Você vai perceber que a calda vai obter um aspecto cremoso. Após isso, basta transferir a cauda para a forma em que será assado o pudim. Agora você irá para outra etapa, que é fazer o pudim. Para isso, você irá precisar de um liquidificador. Nele você irá bater os ovos junto com o leite e os pães até que todos eles incorporem. Então você poderá acrescentar o creme de leite e o leite condensado e bater por mais alguns minutos. Lembre-se de que a mistura precisa conter uma consistência homogênea. Por último, você só precisará despejar o conteúdo todo por cima da calda caramelizada que se encontra na forma e levar ao forno pré-aquecido por cerca de uma hora e meia ou até que ele adquira uma superfície dourada. Não se esqueça de que o pudim deve ser sempre feito em banho-maria. Após ficar pronto, não se esqueça de levar ao freezer por pelo menos 30 minutos antes de desenformar. Porém, se você não está com pressa, o mais indicado é que fique da noite para o dia para obter um desenforme perfeito.