Torta de Tapioca com Frango

torta de tapioca com frango
Muitos entram em pânico quando descobrem que precisam estar sem glúten ou sem laticínios em suas rotinas alimentares. Uma das principais razões é o medo de desistir de seus alimentos favoritos. Esta receita de torta de frango de tapioca é a verdadeira comida para você! É uma prova positiva de que o glúten e os laticínios não são necessários para criar um recheio saudável e saboroso, coberto com uma crosta de dar água na boca.

Para o recheio da torta de tapioca com frango:

Para 4 porções são necessárias duas xícaras de frango pré-cozido, picado ou desfiado. Qualquer frango pré-cozido pode ser usado, como frango assado comprado em loja ou sobras. Se necessário, os peitos de frango podem ser rapidamente cortados em pedaços e cozidos em uma panela coberta com caldo de galinha ou caldo de osso por alguns minutos. Adicione legumes em cubos caso goste: não há regra sobre os legumes que precisam estar na torta de frango, então use o que você gosta ou tem à mão. Cebolas, ervilhas, molho, tomate, azeitonas, aipo e o que mais preferir. Pique os legumes crus e refogue, juntamente com o alho picado, em 1 colher de sopa de ghee ou azeite. (Veja a dica de alimentação saudável abaixo para saber mais sobre o ghee.) Se estiver usando ervilhas congeladas e vagens, adicione-as no final, para que não cozinhem demais. Adicione o caldo de galinha ou os dois caldos: uma vez que os vegetais crus amolecem (cerca de 5 minutos), adicione o caldo de galinha ou osso e leve para ferver. Para engrossar o molho, em uma tigela pequena, misture uma colher de sopa de pó de amido ou tapioca com uma colher de sopa de água fria para formar uma pasta. Adicione lentamente a pasta à panela, misturando bem com o molho. Adicione alecrim, tomilho, sal marinho do Himalaia e pimenta preta. Quando tiver no ponto, desligue e reserve. Você pode acrescentar molho de tomate de forma opcional para dar um gosto mais tradicional ao seu recheio.

Para fazer a base da sua torta de tapioca com frango

Em uma tigela grande, misture a farinha de mandioca, o bicarbonato de sódio, sal e um ovo. Adicione água e continue a misturar até formar uma massa. Divida a massa em 4 bolas de tamanho igual. Em papel manteiga, estenda cada bola de massa para ajustar ao tamanho de sua forma, ou das formas caso sejam pequenas. Coloque a massa sobre a superfície da forma. Aperte a crosta por toda a borda para selar o recheio que será colocado posteriormente. Isso evita que o enchimento transborde durante o cozimento. Em uma tigela pequena, bata um ovo. Em cima de cada crosta de torta, pincele a mistura. Isso criará uma bela cor marrom dourada quando assado. Asse em forno médio para alto, até dourar levemente. Deixe esfriar por cerca de 10 minutos antes de comer. Desfrute desta deliciosa torta de tapioca com frango.

Dica de alimentação saudável com manteiga ghee

Ghee, também conhecida como manteiga clarificada, é uma gordura de cozinha sem laticínios, extraída da água, lactose e caseína da manteiga. Tem gosto de manteiga, apenas com um sabor amanteigado ainda mais forte. Originou-se na Índia há milhares de anos e vem ganhando popularidade na comunidade de alimentação saudável nos últimos anos nos EUA. O ghee produzido a partir de vacas alimentadas com capim, criadas naturalmente, tem um excelente perfil de gordura e contém ácido linoléico conjugado (CLA) e butirato, ambos com enormes benefícios à saúde. O CLA é um ácido graxo que tem sido associado à redução de tumores, perda de peso, colesterol e pressão sanguínea reduzidos e diminuição da inflamação. O butirato ajuda na digestão e promove o crescimento bacteriano saudável no intestino, o que apóia a saúde do cólon. Butiratos também são alcalinizantes, anti-inflamatórios, favorece níveis saudáveis ​​de insulina e pode até ser benéfico para pessoas com SII, doença de Crohn e colite ulcerativa. Ghee é rico em vitaminas A, D e E. É seguro para cozinhar em altas temperaturas, devido ao seu alto ponto de fumaça. Isso é muito importante porque, quando os óleos são aquecidos a temperaturas acima do ponto de fumaça, eles quebram, aumentando a produção de radicais livres e destruindo seus fitonutrientes benéficos.

Ingredientes para o recheio

  • Duas xícaras de frango pré-cozido picado ou desfiado.
  • Uma cebola média picada
  • Dois talos de aipo picados
  • Três cenouras picadas
  • Meia xícara de ervilhas
  • Cinco dentes de alho picado
  • Uma colher de sopa de pó de amido
  • Duas xícaras de caldo de galinha diluído em água morna
  • Meia pimenta preta
  • Uma colher de chá de sal marinho dividida em duas partes
  • Meia colher de chá de alecrim orgânico seco
  • Meia colher de chá de tomilho orgânico seco
  • Uma colher de sopa de óleo de ghee ou abacate

Ingredientes da crosta da torta de panela

  • Uma xícara e meia de farinha de mandioca
  • Meia colher de chá de bicarbonato de sódio
  • Uma colher de chá de sal marinho do Himalaia
  • Um ovo de galinha para pincelar a base superior da torta
  • Um ovo de galinha para a receita
  • Meia xícara de água filtrada